O Guaíba em Destaque: Níveis Atuais e a Perspectiva para os Próximos Dias
Porto Alegre observa com atenção o contínuo aumento do nível do Lago Guaíba neste início de semana. Informações de estações de monitoramento indicam que, na manhã desta terça-feira, o volume de água já superava o patamar de alagamento em certas áreas.
No Cais Navegantes, na zona mais ao Norte da cidade, o nível atingiu 3,04 metros, o que representa 4 centímetros acima do nível de inundação. Em outros pontos da orla, como o Cais 66 (Rodoviária) e o Cais Central da Mauá, os indicadores eram de 2,86 metros e 2,83 metros, respectivamente, ambos ainda um pouco abaixo do patamar de alagamento.
Este movimento de ascensão é atribuído, em parte, ao efeito do forte vento Sul observado no domingo. Contudo, a subida mais lenta e gradual que se verifica agora é resultado principalmente do fluxo de água proveniente dos rios tributários. É importante notar que o ponto máximo desta segunda onda de elevação era esperado para ocorrer entre esta terça e quarta-feira, impulsionado pela chegada da água das chuvas do fim de semana, e não primordialmente pelo vento.
Comparativamente, os patamares atuais ainda estão abaixo dos pontos máximos registrados na elevação anterior, que ocorreu na semana passada. Naquele período, o Guaíba alcançou 3,25 metros no Cais Navegantes (25 cm acima do nível de alagamento), 3,01 metros no Cais 66 (1 cm acima), e 2,95 metros no Cais Central da Mauá (5 cm abaixo).
- Potência máxima de 1.5kW. | 3 níveis de potência. | Com seletor de temperatura. | Possui termostato. | Modo ventilação i…
A Situação dos Rios Contribuintes:
A condição dos rios que deságuam no Guaíba oferece um panorama que influencia a projeção futura:
- O Rio Jacuí, em São Jerônimo, estava em 5,90 metros na manhã desta terça, superando o nível de alagamento em 1,26 metro, mas já apresentava sinais de estabilização. Em sua máxima anterior, dez dias atrás, chegou a 6,91 metros.
- O Rio Taquari, em Porto de Estrela, registrava 17,25 metros e se encontrava em declínio. Seu ponto máximo recente, ocorrido ontem, foi de 22,4 metros, inferior ao de 23,2 metros de 19 de junho.
- O Rio Caí, com 9,65 metros em São Sebastião do Caí, estava próximo de seu nível de alagamento (10 metros), mas também em processo de diminuição. O ponto máximo atual foi de 12,2 metros, enquanto em 19 de junho atingiu 12,90 metros.
- Outros cursos d’água de menor contribuição, como o Gravataí e o Sinos, não estão em níveis de inundação e não se espera que contribuam para um volume significativo de água no Guaíba.
Perspectivas para os Próximos Dias:
Considerando este cenário hidrológico, a análise indica que o Guaíba ainda poderá apresentar alguma elevação, mas sem um aumento acentuado. O volume de água que chega dos rios tributários não é suficiente para proporcionar uma subida expressiva.
A perspectiva mais provável é que o Guaíba possa subir até esta quarta-feira, alcançando patamares próximos ou equivalentes aos picos registrados na elevação anterior, ocorrida em 25 de junho. A expectativa é que o nível comece a baixar até o final desta semana. Contudo, mesmo com o início da diminuição, o Guaíba deverá manter um patamar elevado até a segunda semana de julho.
- Potência máxima de 900W. | 2 níveis de potência. | Possui proteção contra superaquecimento. | Feito de pp com aditivos e…
1 Comentário
Olá Fabiano!!
Ótima matéria e muito conclusiva sobre o guaiba… acredito que a contribuição dos outros rios ainda bem,não vai agravar muito o avanço dele aqui em Porto Alegre. O problema é nos bairros aonde não tem nenhuma proteção… infelizmente chegamos ao momento em que o nosso grande amigo Guaíba está ameaçando a cidade. Mas apenas assoriado e tentando reocupar o seu espaço .🥰